P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
INFRAESTRUTURA
Voltar

Mesmo com mercado aquecido, construtoras enfrentam dificuldades para contratar em seus canteiros

Especialista afirma que maior desafio do setor é encontrar mão de obra qualificada

Assessoria de Imprensa

14/01/2026 11h30 | Atualizada em 14/01/2026 17h11


A construção civil registrou um saldo positivo de mais de 218 mil vagas formais entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Em São Paulo, por exemplo, algumas construtoras chegaram a atualizar os pisos salariais para diferentes funções com o objetivo de atrair mais profissionais aos canteiros de obras.

A construção civil brasileira encontra-se em um paradoxo: de um lado a alta demanda do setor, pois no primeiro semestre deste ano, o Governo anunciou a ampliação do público-alvo do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) - ao incluir uma quarta faixa de renda média para realizar financiamentos

...

A construção civil registrou um saldo positivo de mais de 218 mil vagas formais entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Em São Paulo, por exemplo, algumas construtoras chegaram a atualizar os pisos salariais para diferentes funções com o objetivo de atrair mais profissionais aos canteiros de obras.

A construção civil brasileira encontra-se em um paradoxo: de um lado a alta demanda do setor, pois no primeiro semestre deste ano, o Governo anunciou a ampliação do público-alvo do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) - ao incluir uma quarta faixa de renda média para realizar financiamentos imobiliários em condições mais acessíveis e, mais recentemente, a decisão do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) de elevar o teto dos preços dos imóveis do Programa, além de ampliar o orçamento do FGTS. Por outro lado, o mercado enfrenta escassez de mão de obra.

Mesmo com a alta oferta de vagas, de acordo com Marcos Vinicius, sócio-fundador da Habras Construtora, “oferecemos salários acima do teto e mesmo assim é difícil contratar. Estamos com 350 vagas abertas e a conta não fecha. Nosso maior desafio tem sido encontrar trabalhadores preparados”.

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 82% das empresas de construção estão com dificuldades de contratar novos trabalhadores e 70% das Companhias relatam dificuldades para encontrar mão de obra qualificada, sendo os cargos operacionais os mais afetados – com queda acentuada ocasionando prejuízos nos custos da obra e atrasos na entrega dos empreendimentos.

O gargalo atinge desde funções técnicas, como pedreiros, eletricistas e encanadores, até cargos de gestão e engenharia. Entre os fatores que explicam este cenário desafiador estão a falta de qualificação profissional e o desinteresse de jovens por seguir carreira no setor que ainda carrega estigmas.

“É muito comum, para cargos operacionais na construção civil, o sentimento de invisibilização por parte do colaborador. Ele não se sente valorizado, por estar em uma função extremamente braçal, quase sempre em um ambiente de pouco acolhimento. Na Habras, isso não acontece. A busca por deixar claro que o colaborador faz parte de uma engrenagem e de um propósito maior, principalmente, nos pequenos atos - como por exemplo, uma camisa ou equipamento de proteção com a logo da empresa - um detalhe simples já o faz se sentir parte da organização. Temos uma presença ativa do RH nos canteiros, outra coisa que não acontece com frequência no nosso segmento. Aqui, esses profissionais sentem que podem alcançar novas posições, já que temos casos reais de evolução profissional de pessoas que começaram em cargos operacionais", aponta Marcos Vinicius.

O executivo reforça a necessidade de investir em industrialização e em formação técnica. “O profissional da construção civil precisa voltar a ser valorizado. É ele quem torna viável o sonho da moradia. Acredito que proporcionar qualificação e benefícios estruturados, além de segurança no trabalho, o setor consegue mostrar que é uma carreira digna e de alto potencial de renda.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade