P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
MÉTODOS CONSTRUTIVOS
Voltar

Steel Frame está transformando o jeito de fazer casas no Brasil, diz especialista

Método usado em países como EUA e Japão oferece mais rapidez, durabilidade e sustentabilidade às construções, garante o CEO da rede de franquias iBUILD

Assessoria de Imprensa

22/10/2025 14h14


Segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostras Contínuas (Pnad Contínua) do IBGE, 88,2% das casas do país ainda são feitas com a alvenaria tradicional.

Apesar dessa preferência esmagadora que perdura até os dias de hoje, a construção civil tem passado por um processo de modernização e inovação e, dentro dessa revolução, o Steel Frame se destaca.

Caracterizado pelo uso de aço galvanizado no lugar de concreto e tijolos, o método é implementado em 90% das obras realizadas em países como Estados Unidos, Canadá, Áustria, Chile, Japão e Nova Zelândia, onde é v

...

Segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostras Contínuas (Pnad Contínua) do IBGE, 88,2% das casas do país ainda são feitas com a alvenaria tradicional.

Apesar dessa preferência esmagadora que perdura até os dias de hoje, a construção civil tem passado por um processo de modernização e inovação e, dentro dessa revolução, o Steel Frame se destaca.

Caracterizado pelo uso de aço galvanizado no lugar de concreto e tijolos, o método é implementado em 90% das obras realizadas em países como Estados Unidos, Canadá, Áustria, Chile, Japão e Nova Zelândia, onde é visto como uma alternativa mais ágil e sustentável à alvenaria.

Para entender melhor as vantagens desse modelo, o especialista em construções inteligentes Diego Vaz, CEO da iBUILD, rede de franquias brasileira especializada no uso de construções com Steel Frame, elenca abaixo 5 motivos que fazem do Steel Frame uma decisão interessante para as obras.

1. Agilidade na execução da obra

O Steel Frame reduz significativamente o tempo de execução de uma obra em comparação à alvenaria tradicional.

O sistema utiliza estruturas de aço galvanizado para erguer as paredes, que são revestidas com placas cimentícias ou de gesso acartonado.

Esses materiais são mais leves e fáceis de instalar do que os tijolos e blocos de concreto usados na alvenaria, agilizando o processo de construção.

Além disso, o processo de montagem exige menos mão de obra e evita a necessidade de etapas demoradas, como a cura do concreto.

“Dependendo do tamanho da casa que vai ser construída, com a alvenaria, ela pode demorar cerca de seis meses a um ano para ficar pronta, sem considerar atrasos”, explica o executivo.

“Já com o Steel Frame, esse tempo pode ser reduzido em até três vezes, graças às facilidades que ele oferece em sua instalação”, diz.

2. Eficiência energética e sustentabilidade

As construções em Steel Frame possuem excelente desempenho térmico, pois as paredes montadas com esse sistema têm maior capacidade de isolamento, o que ajuda a manter a temperatura interna do ambiente mais estável.

“Vale ressaltar também que o Steel Frame é uma alternativa mais sustentável, pois o aço utilizado é 100% reciclável e exige menos recursos naturais na construção, reduzindo o impacto ambiental, que é um aspecto crítico na alvenaria tradicional”, comenta Vaz.

3. Maior durabilidade e resistência

O aço galvanizado possui alta resistência contra corrosão, fogo e condições climáticas, oferecendo mais proteção que paredes de tijolos de forma geral.

“Enquanto a alvenaria pode sofrer com umidade, rachaduras e desgaste muito mais rápido da estrutura, o Steel Frame é mais robusto e durável, oferecendo uma proteção superior contra esses danos comuns”, reforça o CEO.

“Como o aço é imune a cupins e ao apodrecimento, a construção exige menos manutenção ao longo dos anos e tende a ter uma vida útil mais longa, fazendo com que os donos da casa economizem dinheiro a longo prazo com os eventuais reparos que precisam ser realizados”, garante.

4. Maior precisão e menor desperdício

As peças do Steel Frame são produzidas sob medida e em ambiente controlado, o que proporciona maior precisão no corte e ajuste dos materiais, diferentemente da alvenaria, que exige adaptações e ajustes durante a própria obra.

“A necessidade de ter que fazer esses ajustes também é um dos fatores que faz com que as obras de alvenaria sejam tão mais demoradas e possam acabar custando mais que o seu orçamento inicial”, adiciona o CEO.

“Steel Frame conta com um sistema de montagem padronizado, o que minimiza a possibilidade de ocorrer um erro humano e eleva a qualidade final da construção”, enfatiza o especialista.

Além disso, a pré-fabricação das peças reduz a geração de resíduos, contribuindo para uma obra mais limpa, eficiente e econômica, com menos desperdício de materiais e danos ao meio ambiente.

5. Flexibilidade de projetos e expansões

A estrutura de Steel Frame é, em média, até 44% mais leve que a da alvenaria, o que oferece flexibilidade para a criação de projetos arquitetônicos variados e modernos.

A leveza do material permite que o sistema suporte grandes vãos e paredes mais finas, o que possibilita mais espaço útil interno e um design mais modular, com mais opções para ambientes abertos.

“Essa é uma das maiores vantagens do Steel Frame: a sua modularidade. Caso o cliente julgue ser necessária uma modificação na estrutura do imóvel, por qualquer motivo que seja, a flexibilidade do sistema oferece bastante facilidade para isso”, afirma Vaz.

“Essa versatilidade é uma vantagem para quem busca um imóvel que possa ser adaptado conforme as necessidades evoluem”, finaliza.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade