Assessoria de imprensa
10/09/2025 04h40
O Porto de Paranaguá, um dos principais corredores de exportação agrícola da América Latina, está passando por uma das maiores transformações de sua história. Em andamento, o projeto conhecido como Moegão já é reconhecido como a maior obra pública portuária em execução no Brasil.
O Moegão trata-se de um complexo de recepção ferroviária de grãos e farelos, composto por moegas subterrâneas (grandes funis em concreto instalados abaixo do nível da ferrovia), correias transportadoras, elevadores e galerias aéreas que interligam todo o sistema.
Com essa estru
...O Porto de Paranaguá, um dos principais corredores de exportação agrícola da América Latina, está passando por uma das maiores transformações de sua história. Em andamento, o projeto conhecido como Moegão já é reconhecido como a maior obra pública portuária em execução no Brasil.
O Moegão trata-se de um complexo de recepção ferroviária de grãos e farelos, composto por moegas subterrâneas (grandes funis em concreto instalados abaixo do nível da ferrovia), correias transportadoras, elevadores e galerias aéreas que interligam todo o sistema.
Com essa estrutura, os trens descarregarão sua carga de forma mais rápida e direta, evitando manobras demoradas e reduzindo significativamente o tempo de operação no porto.
Com conclusão prevista para dezembro de 2025 e início de operação em 2026, a nova estrutura ampliará de forma inédita a capacidade do porto.
O número de vagões descarregados diariamente saltará de 550 para até 900, o que permitirá movimentar cerca de 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano. Essa expansão representa um avanço estratégico não apenas para o Paraná, mas para todo o Brasil, ao reduzir gargalos logísticos e aumentar a competitividade brasileira no mercado internacional.
Um dos impactos mais visíveis será fora dos portões do terminal: a redução dos cruzamentos ferroviários dentro da área urbana de Paranaguá. Hoje, são 16 passagens em nível; com o novo sistema, o número cairá para apenas 5, trazendo mais fluidez ao trânsito e maior segurança para a população.
Trata-se de um investimento de grande porte, realizado pelo Governo do Paraná, a Tucumann Engenharia, responsável pela execução da obra está à frente desse marco para o estado.
Para conduzir uma intervenção dessa magnitude, foi necessária também a atuação de empresas com sólida experiência em gerenciamento de projetos complexos, como a Geplan, que há 27 anos atua no setor da construção civil. Seu papel no planejamento e no controle técnico garante que prazos, qualidade e padrões de segurança sejam cumpridos de forma rigorosa.
10 de setembro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade