Assessoria de Imprensa
22/10/2025 14h07 | Atualizada em 22/10/2025 14h13
O avanço expressivo do setor imobiliário brasileiro confirma o bom momento do mercado e a confiança dos investidores – mas também impõe novos desafios à qualidade, segurança e eficiência das obras em território nacional.
Nesse cenário de expansão, a inspeção acreditada ganha protagonismo como uma aliada essencial para empreendimentos que buscam garantir conformidade técnica, cumprimento de cronogramas e atração de investimentos.
Realizada por Organismos de Inspeção Acreditados (OIAs), conforme critérios definidos pelo Inmetro e pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17020, a inspeç&atil
...O avanço expressivo do setor imobiliário brasileiro confirma o bom momento do mercado e a confiança dos investidores – mas também impõe novos desafios à qualidade, segurança e eficiência das obras em território nacional.
Nesse cenário de expansão, a inspeção acreditada ganha protagonismo como uma aliada essencial para empreendimentos que buscam garantir conformidade técnica, cumprimento de cronogramas e atração de investimentos.
Realizada por Organismos de Inspeção Acreditados (OIAs), conforme critérios definidos pelo Inmetro e pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17020, a inspeção atua desde a fase de projeto até a operação, assegurando que cada etapa do empreendimento siga padrões técnicos, regulatórios e contratuais.
“A inspeção acreditada reduz riscos de falhas, retrabalhos e atrasos”, diz Andre Hernandes, vice-presidente de Inspeções da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
“Além disso, proporciona mais transparência e segurança jurídica para todos os envolvidos no projeto, do incorporador ao cliente final”, destaca.
Ao oferecer relatórios técnicos auditáveis e rastreáveis, a inspeção acreditada contribui para maior confiança entre investidores, agentes financeiros e órgãos públicos, garante Hernandes.
“Isso é especialmente importante em um ambiente regulado, competitivo e cada vez mais orientado à prestação de contas”, comenta.
Em muitos casos, também pode ser pré-requisito para a liberação de recursos públicos ou privados.
No entanto, a atuação dos OIAs vai além da verificação de documentos, pois envolve ainda vistorias em campo, análise de premissas técnicas, avaliação de desempenho e validação de conformidade com exigências ambientais e de segurança.
De acordo com o Inmetro, o Brasil conta hoje com 19 OIAs-EI ativos atuando em áreas como habitação, energia, saneamento e transportes.
“O crescimento do setor imobiliário precisa estar ancorado em mecanismos que garantam entregas de qualidade”, avalia Hernandes.
“A inspeção acreditada cumpre esse papel e já se mostra uma ferramenta eficaz para destravar obras, mitigar riscos e proteger investimentos”, completa.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade