Assessoria de Imprensa
18/11/2025 12h41
A Odebrecht Engenharia & Construção foi premiada no Global Best Projects 2025, promovido pela revista norte-americana Engineering News-Record (ENR), com o case do fechamento do ciclo combinado da Usina Termelétrica de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, na categoria Energia/Industrial.
Antes da modernização, a Termelétrica de Santa Cruz contava com capacidade instalada de 350 MW, composta por duas unidades geradoras a gás Siemens Westinghouse W501F. Com as obras, além dos dois turbogeradores a gás já existentes, a central térmica passou a contar com duas novas caldeiras de recuperação com três níveis de pressão e


A Odebrecht Engenharia & Construção foi premiada no Global Best Projects 2025, promovido pela revista norte-americana Engineering News-Record (ENR), com o case do fechamento do ciclo combinado da Usina Termelétrica de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, na categoria Energia/Industrial.
Antes da modernização, a Termelétrica de Santa Cruz contava com capacidade instalada de 350 MW, composta por duas unidades geradoras a gás Siemens Westinghouse W501F. Com as obras, além dos dois turbogeradores a gás já existentes, a central térmica passou a contar com duas novas caldeiras de recuperação com três níveis de pressão e um novo turbogerador a vapor.
Nesta nova configuração, a UTE Santa Cruz ampliou em cerca de um terço a sua capacidade de geração, atingindo um total de 500 MW.
Santa Cruz operava em ciclo aberto, ou seja, sem aproveitar o calor da exaustão das duas turbinas a gás natural, cada uma com potência nominal de 175 MW. No antigo modelo de operação, o calor gerado era descartado para a atmosfera através das chamadas chaminés de by-pass.
Ciclos térmicos com tal configuração apresentam rendimento da ordem de 25% a 35%. Com o fechamento do ciclo combinado, este calor passou a ser reaproveitado, direcionando os gases de exaustão dos dois turbogeradores a gás, que operam em alta temperatura, para duas caldeiras de recuperação de calor onde ocorre a transferência da energia térmica para o circuito de água, produzindo vapor. Este vapor, superaquecido nas caldeiras, é conduzido a um turbogerador a vapor, produzindo energia elétrica adicional.
O investimento teve grande relevância do ponto de vista econômico, uma vez que mais energia elétrica passou a ser gerada com o mesmo consumo de gás natural, representando maior rendimento térmico, além da importância ambiental tanto pelo maior aproveitamento da energia térmica do gás natural, quanto pelo descarte dos gases para a atmosfera a uma temperatura mais baixa.
Para Maria Alencar, Diretora de Contrato responsável pela entrega do projeto, a conclusão desta obra de modernização é motivo de muito orgulho para todos os integrantes da empresa.
“Entregamos um projeto de grande relevância, que amplia a segurança energética do país e que nos trouxe um grande legado de aprendizado em função das tecnologias aplicadas”, afirma.
Histórico de prêmios - Esta não é a primeira vez que a Odebrecht recebe um reconhecimento da ENR. Em 2018, venceu na categoria Pontes e Túneis pela obra da Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo.
No ano anterior, foi destaque pelas obras do Aeroporto do Galeão e do Parque Olímpico, ambas no Rio de Janeiro. Ao todo, a Odebrecht já foi premiada por 30 projetos no Brasil e no exterior, a exemplo do Complexo Petroquímico Etileno XXI (México); do aeroporto de Nacala (Moçambique); da extensão do AirportLink Metrorail, do MIA Mover, do Terminal Norte do Aeroporto Internacional de Miami (Estados Unidos); e da Autopista del Coral (República Dominicana). Em 2024, a companhia recebeu o Award of Merit pela obra do Terminal Gás Sul (TGS), em Santa Catarina, e pelo Ramal da Linha 2 do Metrô da cidade do Panamá.
O prêmio Global Best Projects evidencia a capacidade da empresa em aplicar soluções técnicas e sustentáveis que transformam a infraestrutura e geram progresso.
A obra de modernização da UTE Santa Cruz foi executada pela Tenenge, empresa da Odebrecht especializada em projetos de engenharia, construção e montagem industrial.
18 de novembro 2025
18 de novembro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade